Golpe na Restituição do IRPF
A Receita Federal emitiu uma nota de alerta para mais um golpe cibernético. Os criminosos estão enviando por e-mail comunicados como se fossem do órgão, tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao ano de 2022. O Governo Federal pede atenção à população.
Com a aproximação da data do prazo final para a entrega da declaração do IRPF, 31 de maio, o número de golpes tem crescido. De acordo com a Receita, para dar mais credibilidade, são utilizadas imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.
Através de uma mensagem, com um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os criminosos informam os dados para recebimento via pix.
A Receita lembra que não envia e-mails ou alertas para os contribuintes com mensagens que possuam algum tipo de link, e que os contribuintes devem confirmar as informações nos canais oficiais. "Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br".
Atenção redobrada
Na dúvida, o recomendado é nunca clicar nos links. Como forma de averiguar a informação, o cidadão pode estar tentando entrar em contato direto através dos meios de comunicação oficiais. Nesses casos, a internet pode ser uma grande aliada na busca de histórico de golpes. Consultar em veículos de notícia, sites institucionais e oficiais sobre a ocorrência de golpes, denúncias de falsos e-mails pode evitar grandes transtornos para os cidadãos.
O que fazer em caso de golpe?
Caso um cidadão tenha sido vítima desse tipo de golpe, é necessário que ele busque as autoridades responsáveis para a denúncia do ocorrido. Dessa forma, é preciso ir até uma Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos.
Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/cuidado-com-o-golpe-do-imposto-de-renda/ar-AAXqmb1?li=AAggXC1